
A leitura sempre fez parte do meu cotidiano, hábito que não é comum entre os brasileiros infelizmente. A literatura é uma das artes que mais me encanta, além de ser fundamental para a minha saúde mental.
Fico inspirada com as histórias, com os personagens, os cenários. Tiro tantos aprendizados. Aqui está uma lista com 8 delas:
LIVROS DE FICÇÃO
APRENDER COMO TER MAIS EMPATIA COM OS OUTROS
Cada um tem o seu jeito de pensar e agir. Uns são mais impulsivos, outros mais calculistas. Extrovertido ou introvertido.
Para mim, é fascinante ver como são as diferentes personalidades. Entender por que agiram de certa forma. Concordar ou não com as suas decisões.

Entender os sentimentos dos personagens, mesmo se eu não concordar com eles. Ter empatia por seu sofrimento, sua alegria, ou raiva.
E de tanto praticar com os personagens dos livros, quando chega alguém na vida real que testa minha paciência, é mais fácil de ter empatia.
ENTENDER QUE CADA AÇÃO TEM CONSEQUÊNCIAS
Não basta apenas ter empatia. Cada decisão tem um resultado decorrente dela. Algumas decisões importantes dos personagens, gosto de fazer o exercício de pensar diferentes possibilidades.

Nós costumamos a pensar SIM ou NÃO. 8 ou 80. Depende entra de vez em quando.
E se a gente explorar mais as alternativas? Quais as possíveis consequências dessas escolhas?
Uma vez entendidas as consequências, como são as diferentes formas de lidar com elas. Quando os personagens se frustram, há aqueles que se isolam, outros que logo se recompõem e seguem para a próxima aventura. Sentem raiva, arrependimento, aceitam a situação. Diferentes reações, diferentes comportamentos. Os relacionamentos mudam.
É interessante perceber como eles lidam com seus sentimentos e é possível fazer um paralelo com a nossa própria vida. Será que eu reajo desta forma também? Eu lido bem com as escolhas que faço? Penso em outras possibilidades antes de escolher algo?
Eu não costumo parar a leitura para fazer essas reflexões porque senão demoraria muito para terminar a história, né? Mas, quando faço pausas ou eu termino de ler, gosto de pensar um pouco nisso.
CONHECER CULTURAS DIFERENTES SEM SAIR DO LUGAR
Me surpreendo com vários detalhes culturais ao ler tanto livros brasileiros quanto internacionais. O que é aceitável ou não de acordo com as normas culturais. Costumes, formas de se expressar, religião. O que é esperado de um amigo, namorado, marido, avô, vizinho. Isso pude mudar se for homem ou mulher.
E mais uma vez praticar a empatia. E também o respeito, não criticar por ser diferente do que está acostumado.
APRENDER PALAVRAS NOVAS DO NADA
O português é vasto. Assim como as diversas línguas deste mundão. É engraçado conhecer algumas gírias e expressões brasileiras, como também estrangeiras. Perceber o contexto que são utilizadas. E também se espantar com as palavras rebuscadas, depois soltar uma delas casualmente numa conversa e as pessoas te olharem tipo: WTF?

Quando chega uma entrevista de emprego, ou uma apresentação séria, as palavras mais elegantes podem causar uma boa impressão, se souber usar bem o seu vocabulário. Ao viajar, falar gírias e expressões da região.
Dá para brincar e se divertir muito com os diferentes usos das palavras.
É BOM PARA ESCAPAR DA REALIDADE UM POUCO
Com tanto estresse, cansaço, é bom escapar da realidade um pouco. Viajar para o passado ou um futuro distópico. Ou se distrair (invejar, cof cof) uma protagonista que só tem problema bobo para resolver, típico de algumas comédias românticas.

Dar aquele alívio para o cérebro, deixá-lo se divertir e imaginar as diferentes histórias, cenários e personagens. Confesso que é uma das minhas partes preferidas!
LIVROS NÃO FICÇÃO
SABER O QUE VOCÊ NÃO SABE
Ao ler sobre finanças, eu fico abismada com o tanto que eu não sei. Dá aquele medo, mas também é bacana perceber o tanto que já evoluí desde que comecei a me interessar pelo assunto. Na área da saúde, artigos novos saem todos os dias. Muitas informações novas disponíveis.

Nós nunca vamos saber de tudo.
Mas podemos identificar o que temos de dificuldade e pedir ajuda.
Saber apenas o mínimo e se necessário, aprofundar no assunto. Se você não se aventurar, nunca vai saber as diferentes possibilidades e nem ter ideia do que você não sabe. Vai na fé!
ENTENDER MELHOR OS PROCESSOS
O corpo humano é algo complexo. Mas, ao estudar partes dele, se torna mais fácil de entender.

Ver como funciona cada processo, como diferentes processos de relacionam é algo que vamos construindo com a leitura.
Isso se aplica para diferentes contextos. Como os diferentes eventos da História fizeram a humanidade chegar ao ponto que estamos hoje. Como cada linguagem da programação tem suas especificidades. E por aí vai.
SE SENTIR FOD* POR APRENDER COISAS NOVAS
Ao termos dados, podemos compará-los e fazer análises. A partir deles, obter uma informação. Ao fazer relações entre diferentes informações, temos o conhecimento. Pense no tanto conteúdo presente nos livros!
Aos poucos, absorvemos e vemos o que faz sentido para nós ou não. Nem sempre vamos nos interessar em coisas novas. E tá tudo bem. Mas, o que realmente nos interessa, temos orgulho em saber.
A maior parte do tempo que eu leio são assuntos que me interessam. Aos poucos, fui me aventurando por coisas novas e mais complexas.

Quando criança, lia os gibis da Turma da Mônica.
Na adolescência, fui viciada em Crepúsculo.
Hoje, adoro romances e livros de desenvolvimento pessoal, além de ler muito sobre saúde em geral.
Meu pai lê o jornal todos os dias. Minha mãe adora ler biografias e livros sobre jornalismo. Sou muito grata aos meus pais por terem sido exemplos para mim e por sempre me incentivarem.
Para a maioria das pessoas, ler todos os dias parece ser algo impossível, chato. Mas não precisa ser assim.
Quer dicas que eu uso no dia a dia para transformar a leitura em um hábito diário? Me manda um e-mail se isso te interessa! Só ir lá na área de contato!
Espero que isso te dê um gás para tirar aquele livro lá parado do armário!
Abraços e até a próxima!